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PARA O CORRETOR DE SEGUROS REFLETIR.

08/04/2015 - CORRETORAS DE SEGUROS

Sucesso, estagnação ou declínio. Em que fase minha corretora está?

????????????????????????????????Quando se é uma corretora de sucesso, se torna muito mais fácil cair na armadilha da arrogância: ‘não preciso mais pesquisar, observar o mercado. Treinamento e manutenção da qualidade são fases superadas em minha empresa. ’ Com pensamentos desse tipo, as empresas só tendem a fechar suas portas. É o que aponta a especialista em Marketing e professora da Escola Nacional de Seguros, Katia Managão.

Em sua palestra “Planejamento Estratégico e Comunicação Integrada para Corretores”, Kátia cita o consultor Claus Möeller, que contou aos presentes em sua palestra que “na Europa, 80% das empresas fecham suas portas no primeiro ano de existência. Só 12% é que conseguem chegar ao sucesso.” Os dados são assustadores, mas na verdade Claus estava justamente tentando mostrar a importância de se quebrar paradigmas nas organizações com o objetivo de evitar a decadência das empresas.

Segundo a especialista, é possível detectar três fases na vida de uma corretora: A fase do Sucesso, a fase da Estagnação e a fase do Declínio. Diante disso, eis a questão. Quando perceber em que fase minha corretora se encontra e quando é necessário mudar? A resposta é simples. “Antes de ser necessário!”

Quando se detecta a necessidade de versatilidade é preciso aplicar algumas estratégias que são indispensáveis no check-list de um corretor- empreendedor: Faça um planejamento da sua corretora, invista em pessoas e processos e esteja suscetível a mudanças.

Uma dica importante está em fazer uma lista e defina os públicos-alvo e estratégias de sensibilização. Decida qual o segmento da indústria de seguro você quer trabalhar: Automóvel? Patrimonial? Pessoas? E comece imediatamente a implantar a diretriz estratégica. Feito isso estabeleça calendário de reuniões, atribua responsabilidades e elabore um cronograma de execução.

Quando se tratar de liderar uma equipe, é importante aplicar alguns métodos: formalizar as rotinas nos departamentos; Redistribuir funções e tarefas operacionais e gerenciais; Formatar organograma – todos devem saber o seu lugar no sistema – ; Criar mecanismo de monitoramento de desempenho dos funcionários; Criar identificadores de desempenho dos produtos; Desenvolver novos produtos e formatar campanha de comunicação integrada.

Dependendo do segmento da empresa, apostar no marketing e priorizar determinadas ferramentas de comunicação, seguindo uma ordem lógica de eficácia, pode ser uma boa estratégia para alavancar seus negócios. Anúncios impressos, spots de rádio, comercial de televisão, telemarketing, sites, email marketing e releases para imprensa, tudo é valido. Além de investir em promoção de vendas com sorteios, loterias, brindes e descontos. Mas Kátia alerta que o ponto mais importante para a sobrevivência de uma corretora é definir sua missão, seu posicionamento e seus valores. É aqui, que o espírito da empresa é revelado. Para quê a corretora existe? A quem irá servir? Com quais objetivos? De que forma? Lembre-se toda organização precisa ter um propósito.




Fonte: Fonte: CQCS | Marília Gabriela

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