PESQUISAR
   
Tipo:
Finalidade:
Cidade:
Código:  
  Boa Tarde, hoje é dia 29 de Julho de 2021 - Salvador / BA
Apartamento
Casa
Comercial
Terreno
Lançamentos
 
 
  SEGUROS
  Notícias
  Links Úteis
  Parceiros
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
7101 Repita ao lado:
» Notícias  

57% da população não se preparam para a aposentadoria

08/04/2015 - PREVIDÊNCIA PRIVADA

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz, a maioria dos consumidores (57%) não se prepara financeiramente para a aposentadoria. No caso das pessoas menos escolarizadas (até ensino fundamental completo), o número aumenta para 62%. Entre os homens, 54% não se planejam para essa fase da vida e entre as mulheres, 59%. Um dado importante da pesquisa é a preocupação dos mais jovens (de 18 a 24 anos) com a aposentadoria: 59% dizem não se preparar para a velhice.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o número é preocupante. “As pessoas não pensam que no futuro terão uma grande redução na renda quando pararem de trabalhar. Os jovens pensam em aproveitar o momento e acabam não se preocupando com gastos com saúde e imprevistos.” alerta. “Quanto mais velho, mais caros são os planos de saúde, maior a propensão a ter problemas sérios que necessitem de remédios caros e cirurgias. Além disso, o futuro pai ou mãe também terá gastos com seus filhos na faculdade ou cursos. Tudo isso deve ser pensado ainda quando jovem”, explica a economista.

Entre os que admitem não se preparar para a aposentadoria, 17% afirmam que dependerão somente do INSS. Outros 15% dizem que gostariam de se preparar, mas não sabem por onde começar; 14% não pensam no assunto; e 10% garantem que gostariam, mas não sobra dinheiro para guardar ou pagar o INSS.

Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, a aposentadoria deve ser pensada desde o primeiro emprego, logo no início da fase adulta. “Ainda que o jovem ganhe um salário baixo, é possível guardar uma parte se houver organização e disciplina. Quem passa por essa fase deve usar a energia da juventude para fazer o seu pé de meia e poupar para depois viver sem preocupações e privações mais para frente”, analisa. “O futuro que hoje parece tão longe está mais perto do que imaginamos e quanto mais cedo iniciar esse investimento, melhor: os aportes mensais feitos com 25 anos são bem menores do que se iniciar aos 45 anos”.

Segundo a pesquisa, 43% dos consumidores tomam providências a respeito da aposentadoria. A preparação é maior entre o público masculino, entre pessoas pertencentes às classes A e B, e entre os que possuem maior escolaridade. A poupança é identificada como a opção mais frequente de investimentos (25%), seguida da previdência privada (14%).




Fonte: SPC Brasil

  • Olá, seja bem-vindo!

    14:37

  • Estamos disponíveis para mais informações

    14:37

  • Entre em contato via whatsapp

    14:37

icone-whatsapp 1
 
Quem Somos  |  Pesquisa Completa  |  Vender meu Imóvel  |  Notícias  |  Links Úteis  |  Parceiros  |  Fale Conosco
(71) 99933-6002
 
  FERNANDO MAGALHÃES
Gestor Imobiliário
Creci: 8419
Tel.: (71) 99933-6002
E-mail: fmm.3@hotmail.com
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias